Elásticos e tampa de Nescau










Muita gente me pergunta qual é a do elástico na lapiseira (fig 1).
Eu explico.
Primeiro, não gosto daquela peça de metal usada para prender lapiseiras e canetas no bolso ou caderno. São inúteis para mim porque não as prendo no bolso e em lugar nenhum.
E, enquanto desenho, giro muito a lapiseira e aquela peça me incomoda em certas posições. Por sorte, são removíveis e sempre as retiro.
Mas aí, com a mesa de luz com superfície de vidro mais a inclinação legal para desenhar, as lapiseiras vão de bico direto para o chão.
Certo dia, irritado, um pusta calor, correndo com uma página de X-Men e, sem perceber, reposicionando diversas vezes a lapiseira que rolava mesa abaixo.
Rola, rola, rola. Pega e bota no lugar.
Rola, rola, rola. Pega de novo e bota no maldito lugar.
Fiz isso umas 10 vezes até dizer (ou pensar. Não me lembro se cheguei a verbalizar): "CHEGA, CAR@*LHO!"
E assim veio a idéia de prender o elástico na danada.
Hoje, ela ainda rola.
Mas apenas uma vez e pára quando as pontas do nó encontram a mesa. RÁ, RÁ, RÁ! EU VENCI!
Aproveitando, outra idéia que veio da desgraça, é a base para o vidro de nanquim (figs 2 e 3).
Acho que não preciso passar por tudo aquilo novamente fornecendo detalhes sobre o que pode ter acontecido com um vidro de nanquim em uma mesa inclinada e uma página sendo arte-finalizada.
Fui tirar o excesso de nanquim do pincel na borda do vidro e as coisas se enroscaram...
Dessa vez, não disse nem pensei nada. Simplesmente calei.
Isso aí (figs 2 e 3) é só uma tampa de Nescau com um "X" cortado com estilete. Funciona que é uma beleza.
Se preferir, use um pedaço de fita adesiva para prender a base na mesa.
Mais invenções em breve.